Notícias

Grupo Alves Bandeira e Hardlevel dão nova vida aos óleos alimentares usados

2022-07-12

A parceria entre o Grupo Alves Bandeira, um dos 50 maiores grupos económicos do País, e a Hardlevel permitirá alargar o circuito de valorização destes resíduos aos mais de 160 postos de abastecimento Alves Bandeira. Arranque aconteceu no posto Alves Bandeira em Albergaria-a-Velha, na última sexta-feira.

Com vista ao reforço da valorização económica dos óleos alimentares usados (OAU), a Hardlevel – Energias Renováveis, o principal operador do mercado nacional de recolha e pré-tratamento de OAU, e o Grupo Alves Bandeira, estabeleceram uma parceria que permitirá dotar os mais de 160 postos de abastecimento Alves Bandeira, do norte ao sul, com a mais recente tecnologia inteligente de recolha seletiva de OAU. O investimento inicial ascende a 250.000 euros.

A colaboração arrancou na última sexta-feira, no posto de Albergaria-a-Velha, num momento que serviu para inaugurar e apresentar o oleão Smart S+ que estará a funcionar nos postos de combustível da marca 100% portuguesa. O ensejo contou as presenças das administrações das empresas, Salim Karmali, cofundador da Hardlevel, e José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira, para além da de António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

Será o primeiro de muitos, num passo que vem reforçar a indústria que em Portugal reintroduz o óleo alimentar usado no circuito, sob a forma de biocombustível, contribuindo assim para que o País rume em direção às metas europeias de redução de emissões poluentes, de neutralidade carbónica e, igualmente, para o alcançar de uma maior independência energética.

A Hardlevel encontra-se a reforçar a sua operação em Portugal e Espanha (onde dispõe de oleões inteligentes em mais de 200 municípios).

Os OAU recolhidos na rede da Alves Bandeira, refere Salim Karmali, administrador e cofundador da Hardlevel, serão pré-tratados para serem processados em biocombustível de baixas emissões de carbono, que será incorporado nos combustíveis fósseis de acordo com os mandatos e metas nacionais de incorporação em vigor.

Segundo José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira, "apenas cerca 40% do total de óleos alimentares usados são reciclados, o que significa que ainda existe um grande trabalho de sensibilização nesta área, especialmente porque podemos dar uma segunda vida a estes resíduos, transformando-os em biocombustível e, desse modo, tornarmos os combustíveis fósseis menos poluentes. Sendo o Grupo Alves Bandeira um dos principais grupos económicos na área de energia, com mais de 160 postos no país, estamos certos de que seremos um agente ativo neste processo e conseguiremos, junto com as entidades locais, ajudar e sensibilizar os portugueses para a importância da reciclagem dos OAU”.

Segundo os termos da parceria, alguns dos postos Alves Bandeira disponibilizarão ainda, para aquisição dos consumidores, o facilitador de descarte doméstico de OAU, uma inovação patenteada pela Hardevel, com o nome de Mini Olio Collecte.

 

Sobre a Hardlevel:

A Hardlevel – Energias Renováveis é líder na Península Ibérica na gestão e pré-tratamento de Óleos Alimentares Usados (OAU), e um dos principais players europeus do setor. A empresa foi fundada em 2006, pelos irmãos de ascendência indiana Karim e Salim Karmali, no âmbito de um programa de apoio ao empreendedorismo português. A Hardlevel gere uma rede global de recolha, pré-tratamento, valorização e gestão de óleos alimentares usados, em Portugal e no estrangeiro. E está apostada em fazer crescer a sua rede em Espanha e na França, com o intento de valorizar os resíduos enquanto matéria-prima para a produção de biocombustíveis avançados.

 

Sobre o Grupo Alves Bandeira:

O Grupo Alves Bandeira é um dos principais operadores nos setores da energia, mobilidade e aftermarket em Portugal e um dos 50 maiores grupos económicos do nosso País. Com aproximadamente 50 anos de história, o Grupo Alves Bandeira emprega mais de 800 colaboradores e conta com mais de 15.000 clientes empresariais ativos.


Com uma rede composta por mais de 160 postos de abastecimento distribuídos de norte a sul do país, a Alves Bandeira oferece ao mercado as melhores soluções de energia e mobilidade, assente nos mais elevados padrões de qualidade e segurança e com total respeito pelo meio ambiente.

Grupo Alves Bandeira e Hardlevel dão nova vida aos óleos alimentares usados

Notícias Sugeridas

Newsletter